
No dia 24 de novembro de 2011, os alunos da Escola tiveram uma aula prática de química ao participarem da atividade “pH do Planeta - Experimento Global”, alusivo ao Ano Internacional de Química 2011. A ação consistiu na medição do pH da água do Arroio Cadena, que fica em frente à escola, e foi acompanhada por alunos, professores, comunidade e autoridades. A atividade foi proposta pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria e teve como parceria a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Educação e Secretaria de Município de Proteção Ambiental. O resultado da avaliação pôde ser obtido poucos segundos após o experimento, através de um kit disponibilizado para a instituição. O resultado do pH, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa, foi básico, 7,2 no Arroio Cadena, sendo que o ideal para uma água de qualidade é de 6,8 a 7.
O evento fez parte de uma ação global proposta pela Unesco e União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e busca coletar amostras de água de diversos pontos do Brasil e do mundo. O resultado obtido pelos alunos será lançado no Banco de Dados Nacional do Experimento.
Antes do experimento, os alunos puderam acompanhar a palestra do coordenador do programa Ciência Viva (UFSM) e primeiro Secretário da Sociedade Brasileira de Química, professor Hugo Tubal Schmitz Braibante. “A palestra com o professor Braibante ensinou que a química está em todas as situações, que faz parte do nosso cotidiano”.
A diretora da Escola Edy Maya Bertóia, Maria Elizabeth da Silveira, conta que sediar a atividade representa a valorização da escola. “Desenvolvemos o projeto Orientando Cidadãos e nosso principal foco é na educação ambiental”, garantiu a diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário