quinta-feira, 24 de junho de 2010

LOGOTIPO DA ESCOLA


A escola homenageia com esta postagem o aluno criador do logotipo da escola, a escolha foi feita através de um concurso realizado com os três turnos da escola, ocorrido em 2008.

PARABÉNS PARA MAURÍCIO DE LIMA CARDOSO.

Hoje aluno do 9º Ano da Escola.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROJETO DE INFORMÁTICA - ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS





A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DE ENSINO, NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


INTRODUÇÃO
O presente projeto focaliza o uso dos recursos tecnológicos na educação como ferramenta de ensino, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois, sabemos que o contato com a inovação que a tecnologia proporciona, não é somente acesso aos meios, mas fundamentalmente, à informação de como utilizar esses meios para potencializar conhecimentos.
O presente projeto tem por objetivo a necessidade atual de construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino com a introdução dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar adequadas à realidade do contexto.
Assim, são utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos softwares, sites e programas adequados a cada Ano Escolar, com objetivos e metodologias também diferenciados.


Educação Infantil – Pré B e 1º Ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral: A informática terá como objetivo a alfabetização tecnológica, através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.
Objetivos Específicos: Desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade, requisitos importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação motora, para que o aluno possa adquirir controle manual no uso do equipamento.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização de softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, procurando atender as necessidades individuais do aluno.


2º Ano do Ensino Fundamental

Objetivo: A informática terá como objetivo a alfabetização lecto-escrita, raciocínio lógico, o uso do equipamento, assim como o desenvolvimento da atenção, memória, percepção e criatividade.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização de softwares e programas compatíveis com esse aprendizado. Uso de material didático, para digitação de palavras e frases, trabalhadas em sala de aula, assim como outras atividades que se fizerem necessárias.


3º Ano do Ensino Fundamental

Objetivo: A informática terá como objetivo levar o aluno ao conhecimento dos recursos disponíveis da máquina, possibilitando assim, desenvolver a atenção, criatividade, percepção do uso correto da ortografia, acentuação, parágrafo e outros.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização de softwares, sites e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como, a utilização material didático, para digitação de pequenos textos criados e trabalhados em sala de aula, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas. Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.


4º Ano do Ensino Fundamental

Objetivo: A informática terá como objetivo levar o aluno ao domínio dos recursos disponíveis na máquina, oportunizando assim sua autonomia e criatividade na realização das atividades propostas, levando-o a buscar alternativas que o impulsione a desenvolver suas potencialidades e conhecimentos.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização se sites, softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como a utilização de material didático, para produção e digitação de textos, criados e trabalhados em sala de aula, trabalhos em grupo, pesquisas e jogos pedagógicos. Organização de murais e cartazes, com os trabalhos impressos.


RESULTADOS

Pode-se inferir que o uso do computador despertou um maior interesse por parte dos alunos, de acordo com suas falas e também na constatação por parte dos professores regentes, da melhora na aprendizagem, principalmente no que se refere a escrita ortográfica e na produção de textos.
Com este projeto de ensino, busca-se construir novas estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino, utilizando a informática no cotidiano da escola. Assim, conclui-se que o uso do computador possibilita integração ao trabalho didático e um maior interesse pelos conteúdos, pois os alunos se sentem mais motivados para criarem seus textos, pelas várias possibilidades de recursos que a máquina possui. Fato este que aumenta o interesse pela escrita, pela ortografia e desenvolve o raciocínio, a atenção, a percepção e a criatividade.
Em função da enorme potencialidade para o desenvolvimento cognitivo dos educandos, os métodos de ensino terão de se adaptar a essa nova ferramenta auxiliar no processo de ensino/aprendizagem.


BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Maria Elizabeth. ProInfo - Informática e formação de professores. Brasília: Parma, 2000.

BERTÓIA, Edy Maya. Plano Político Pedagógico. Santa Maria: E.M.E.F, 2007.

FREIRE, Fernanda Maria Pereira e VALENTE, José Armando. Aprendendo para a vida: os computadores em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LAPLATINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. Informática e Educação Inclusiva: discutindo limites e possibilidades. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2006.


Autora: Ladi da Silva Mayer – Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica (UFSM); Especialista em Informática na Educação (UNIFRA). E-mail: ladimayer@yahoo.com.br.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PROJETO AUTO-RETRATO











O projeto Auto-retrato foi desenvolvido na disciplina de Artes, com a profª Silvia, no Anos Finais do Ensino Fundamental, no turno da manhã e com as Etapas III e IV da EJA, no turno da noite.
Foram estudados alguns auto-retratos como Van Gogh, Monet, Salvador Dali, Andy Warhol, Cézanne, Picasso, bem como as características dos movimentos artísticos do Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Cubismo e Pop Art. Ainda, foram feitos estudos da figura humana (rosto), volume (luz e sombra) e cores.
Profª da EJA - Silvia Guareschi Schwaab